Cadastro de Grupos de Exames
Este documento detalha o processo de gerenciamento de Grupos de Exames, também conhecidos como perfis ou kits. Esta funcionalidade permite agrupar vários exames individuais sob um único nome, otimizando significativamente o tempo de atendimento ao permitir o lançamento de múltiplos exames de uma só vez.
1. Tela Principal: Grupos de Exames
A tela principal do módulo é o ponto central para visualizar e gerenciar todos os grupos de exames cadastrados. Ela é dividida em duas áreas principais: a Lista de Grupos e os Botões de Ação na lateral.
1.1. Visualizando os Grupos Cadastrados
A área principal da tela exibe uma lista com todos os grupos já configurados no sistema.
- Coluna "Descrição": Exibe o nome do grupo (ex: Perfil Hemograma, Kit Concurso, Check-up Básico).
2. Realizando Operações de Cadastro
A barra de ferramentas lateral oferece acesso a todas as funções de gerenciamento de grupos.
2.1. Cadastrando um Novo Grupo de Exames
Para criar um novo perfil de exames, siga estes passos:
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Na tela principal, clique no botão "+ Novo".
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A janela "Novo grupo de exames" será aberta para a configuração do grupo.
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Preencha as informações do grupo:
- Descrição: Primeiramente, dê um nome claro e objetivo para o grupo no campo "Descrição" superior (ex: Perfil Lipídico).
- Adicionar Exames:
- Na parte inferior da tela, no campo Exame, busque e selecione o primeiro exame que fará parte do grupo.
- No campo Material, selecione o material biológico correspondente para o exame escolhido (ex: Soro, Plasma, Urina).
- Clique em Adicionar. O exame será inserido na grade superior.
- Repita o processo para incluir todos os exames desejados no grupo.
DicaPara remover um exame que foi adicionado à grade por engano, basta selecioná-lo na lista e clicar em Remover.
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Após adicionar todos os exames e definir o nome do grupo, clique em "Confirmar" para salvar.
2.2. Alterando e Excluindo Cadastros
Para atualizar a composição de um grupo ou remover um que não é mais utilizado:
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Para Alterar:
- Selecione o grupo desejado na lista principal.
- Clique no botão "Alterar".
- A janela de cadastro será exibida com os dados atuais. Você pode alterar a descrição ou adicionar/remover exames.
- Ao finalizar as edições, clique em "Confirmar".
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Para Excluir:
- Selecione o grupo que deseja remover.
- Clique no botão "Excluir".
- Confirme a operação na mensagem que aparecerá.
Aviso ImportanteA exclusão de um grupo é uma ação permanente. Se o grupo já foi utilizado em atendimentos, a exclusão pode afetar a rastreabilidade de relatórios. Considere renomear ou inativar o grupo se houver dúvidas.
2.3. Outras Funções
- Fechar: Encerra a tela de "Grupos de exames" e retorna ao menu anterior.