Cadastro de Clientes
Este documento detalha o processo de gerenciamento de clientes no sistema Wiselab, cobrindo desde a busca e filtragem até a criação e alteração de cadastros.
1. Tela Principal: Cadastro de Clientes
A tela principal do módulo é o ponto central para visualizar e gerenciar todos os clientes. Ela é dividida em três áreas principais: Filtros de Pesquisa, Lista de Clientes e Botões de Ação.
1.1. Pesquisando Clientes
Antes de cadastrar um novo cliente, é uma boa prática pesquisar para garantir que ele ainda não exista no sistema. A área de pesquisa oferece diversos filtros para localizar um cliente rapidamente.
- Tipo de Pessoa:
Física
,Jurídica
ouTodas
. - Campos de Texto:
Nome
,Email
,CPF / RG
. - Filtros Adicionais:
Sexo
,Em débito
,Aniversariantes
,Com pedidos nos últimos [ 60 ] dias
.
Para executar a busca, preencha os campos desejados e clique no botão Pesquisar
.
1.2. Botões de Ação
A barra lateral direita contém as principais ações que podem ser executadas no módulo:
Novo
: Abre a janela para cadastrar um novo cliente.Alterar
: Permite editar as informações de um cliente previamente selecionado na lista.Excluir
: Remove o cadastro de um cliente selecionado.Fechar
: Fecha a tela de Cadastro de Clientes.
2. Como Cadastrar um Novo Cliente
O processo de cadastro é iniciado clicando no botão Novo
. Uma nova janela chamada "Novo Cliente" será aberta, solicitando o preenchimento de diversas informações.
2.1. Preenchimento dos Dados
Seção: Dados Básicos
Nome
,RG
eCPF
. O campoCPF
é obrigatório.Data de nascimento
,Sexo biológico
(obrigatório).
Seção: Endereço
CEP
: Ao digitar um CEP válido, o sistema automaticamente busca e preenche os camposLogradouro
,Bairro
,Cidade
eEstado
.Número
eComplemento
.
2.2. Confirmação do Cadastro
- Após preencher todos os campos obrigatórios, clique no botão
Confirmar
. - Termo de Consentimento LGPD: Após a confirmação, o sistema exibirá o Termo de Consentimento para Tratamento de Dados Pessoais.
- Pronto! O novo cliente foi cadastrado com sucesso.