Cadastro de Fornecedores
Este documento detalha o processo de gerenciamento de fornecedores no sistema Wiselab, cobrindo desde a busca e filtragem até a criação e alteração de cadastros.
1. Tela Principal: Cadastro de Fornecedores
A tela principal do módulo é o ponto central para visualizar e gerenciar todos os seus fornecedores. Ela é dividida em três áreas principais: Opções de Pesquisa, Resultados e Botões de Ação.
1.1 Pesquisando Fornecedores
Antes de cadastrar um novo fornecedor, é uma boa prática pesquisar para garantir que ele ainda não exista no sistema. A área de pesquisa oferece diversos filtros para localizar um parceiro rapidamente.
Nome
: Pesquisa pelo nome ou razão social do fornecedor.Contato
: Filtra pelo nome da pessoa de contato cadastrada.Email
: Busca pelo endereço de e-mail do fornecedor.Insc. Estadual
: Permite encontrar um fornecedor por sua Inscrição Estadual.CNPJ
: Filtra pelo número do CNPJ.Ordenação
: Define a ordem em que os resultados serão exibidos (ex: por Nome).
Após preencher os filtros desejados, clique em Pesquisar
. Para limpar todos os campos, clique em Limpar
.
1.2 Botões de Ação
A barra lateral direita contém todas as ações que podem ser realizadas no módulo:
Detalhes
: Exibe a ficha completa de um fornecedor selecionado.+ Novo
: Abre a tela para o cadastro de um novo fornecedor.Alterar
: Permite editar as informações de um fornecedor já selecionado na lista.Excluir
: Remove o cadastro do fornecedor selecionado.Fechar
: Fecha a tela do módulo de Fornecedores.
2. Como Cadastrar um Novo Fornecedor
Para adicionar um novo fornecedor, o primeiro passo é clicar no botão + Novo
na tela principal. Uma nova janela será aberta para o preenchimento dos dados cadastrais.
2.1 Preenchimento dos Dados
A tela de Novo fornecedor solicita as informações para o cadastro completo do parceiro.
Nome
: Razão social ou nome principal do fornecedor.Inscrição Estadual
: Número da Inscrição Estadual.CNPJ
: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.- Endereço:
Logradouro
,Número
,Complemento
eBairro
.Cidade
,Estado
eCEP
.
- Contato:
Contato
: Nome da pessoa principal para contato na empresa.Email
: Endereço de e-mail principal.Telefones
: Grade para adicionar múltiplos telefones comDescrição
eNúmero
.
Observação
: Campo de texto livre para anotações importantes sobre o fornecedor.
2.2 Confirmação do Cadastro
Após preencher todas as informações necessárias no formulário, clique no botão Confirmar
para salvar o novo fornecedor no sistema. Para descartar a operação sem salvar, clique em Cancelar
.