Configurações de Envio de E-mail
Caminho no sistema: Configurações > Opções de entrega > Envio de e-mail
Nesta tela, você insere os dados técnicos de uma conta de e-mail que será usada pelo sistema Wiselab para enviar mensagens automaticamente (como laudos, notificações e outros comunicados).
De onde vêm essas informações?
Os dados de conexão (servidor, porta, etc.) são fornecidos pelo seu provedor de e-mail (ex: Google Workspace, Microsoft 365, Locaweb, etc.). Você pode encontrá-los na documentação do seu provedor sob o termo "configuração SMTP".
Dados de Conexão (SMTP)
Esta seção contém as informações técnicas para o sistema se conectar ao servidor de e-mails.
- Servidor: O endereço do servidor de envio de e-mails (SMTP). Ex:
smtp.gmail.com
ousmtp.office365.com
. - Porta: A porta de comunicação com o servidor. As mais comuns são
587
(para TLS/STARTTLS) e465
(para SSL). - Requer autenticação: Marque Sim. A maioria dos servidores hoje exige um usuário e senha para permitir o envio.
- Usar SSL: Marque Sim ou Não de acordo com a exigência do seu provedor. A porta geralmente muda conforme esta opção.
- Usuário: O endereço de e-mail completo da conta que será usada para o envio.
- Senha: A senha da conta de e-mail. Para serviços como Gmail ou Outlook, pode ser necessário gerar uma "Senha de Aplicativo" específica para o Wiselab.
Dados do Remetente
Estas informações definem como o e-mail aparecerá na caixa de entrada do destinatário.
- Nome: O nome que aparecerá como remetente (ex: "Laboratório Exemplo" ou "Resultados de Exames").
- E-mail de envio: O endereço de e-mail que aparecerá no campo "De:". Geralmente, é o mesmo do campo Usuário.
- E-mail de resposta: O endereço para o qual as respostas serão enviadas caso o destinatário clique em "Responder".
Cópia Oculta
- E-mail: Se preenchido, todos os e-mails enviados pelo sistema também serão enviados em cópia oculta (Bcc) para este endereço. É útil para fins de auditoria e para manter um arquivo de todos os comunicados enviados.
Teste de Envio
Use esta ferramenta para verificar se as configurações estão corretas.
- No campo Enviar para, digite um endereço de e-mail pessoal que você possa acessar.
- Clique no botão Enviar.
- Aguarde alguns instantes e verifique a caixa de entrada do e-mail de destino. Se a mensagem de teste chegar, suas configurações estão funcionando!