Relatório de Clientes
Esta é uma das ferramentas de consulta mais flexíveis do sistema, permitindo criar listas de clientes altamente segmentadas com base em diversos critérios, desde dados demográficos até o histórico de atividades. É ideal para análises administrativas, campanhas de marketing e gerenciamento geral da base de clientes.
1. Como Gerar o Relatório de Clientes
A tela de configuração combina múltiplos filtros que permitem extrair com precisão a informação que você necessita.
1.1. Filtros de Seleção de Clientes
Estes campos definem quais clientes serão incluídos no seu relatório.
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Tipo: Filtra os clientes entre Pessoa física (indivíduos) ou Pessoa jurídica (empresas).
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Sexo: Refina a busca por gênero. As opções são Todos, Masculino ou Feminino.
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Cadastro em: Define um período com base na data de cadastro do cliente. É útil para encontrar clientes novos. Por padrão, o sistema sugere o mês corrente.
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Atividade: Filtra os clientes com base em seu histórico de interações no sistema.
- Todos: Inclui todos os clientes, independentemente da atividade.
- Com pedidos realizados: Lista apenas clientes que já tiveram pedidos concluídos.
- Com orçamentos realizados: Lista clientes para os quais já foram gerados orçamentos.
- Sem atividade registrada: Mostra clientes que não possuem nenhum pedido ou orçamento vinculado.
Dica de ReativaçãoUse o filtro Sem atividade registrada para encontrar clientes antigos que não visitam o laboratório há algum tempo. Você pode criar uma campanha de reativação para trazê-los de volta!
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Convênio: Permite gerar uma lista de clientes associados a um convênio específico. Deixe como Todos para não aplicar este filtro.
1.2. Configurando o Formato de Saída
Estes campos definem como as informações dos clientes selecionados serão apresentadas.
- Formato: Determina o layout geral do relatório.
- Lista: Gera um relatório padrão, com os dados organizados em linhas e colunas, ideal para visualização e impressão.
- Etiquetas: Formata a saída em um layout apropriado para impressão em etiquetas adesivas, útil para envio de mala direta.
- Dados: Escolhe o conjunto de colunas (informações) que será exibido para cada cliente no relatório. As opções pré-definidas são:
Nome, Endereço, Data de cadastro
Nome, RG, CPF, Data de nascimento
Nome, Idade, Telefone
1.3. Ações Disponíveis
Após configurar todos os seus filtros e opções de formato, utilize os botões à direita:
- Visualizar: Clique neste botão para gerar e exibir o relatório na tela, de acordo com os filtros que você selecionou. A partir da tela de visualização, geralmente haverá opções para imprimir ou salvar o documento.
- Fechar: Clique para sair da tela de configuração do relatório e retornar ao menu anterior.