Pular para o conteúdo principal

Tabelas de Preço

O módulo Tabelas de Preço é um cadastro central do sistema onde são gerenciadas todas as diferentes listas de valores para os exames e serviços oferecidos pelo laboratório. Cada tabela pode conter preços específicos e está vinculada a um ou mais convênios.

1. Tela Principal: Gerenciamento das Tabelas

A tela principal exibe uma lista de todas as tabelas de preço cadastradas no sistema, permitindo pesquisar, criar novas tabelas ou editar as existentes.

Tela de Tabelas de Preço

1.1. Lista de Tabelas e Convênios Associados

  • Resultados (grade superior): Exibe todas as tabelas cadastradas com seu nome (Descrição), codificação padrão (Tipo de código de exame) e a quantidade de Exames precificados.
  • Convênios que usam a tabela selecionada (grade inferior): Mostra quais convênios estão atualmente utilizando a tabela de preço selecionada.

1.2. Botões de Ação

  • Detalhes / Novo: Abre a tela de edição/criação da tabela, onde os preços são definidos.
  • Excluir: Remove uma tabela de preço.

2. Como Criar e Gerenciar uma Tabela de Preço

Este processo permite a criação de uma nova lista de preços do zero ou a partir de uma já existente, economizando tempo de cadastro.

2.1. Criando ou Editando uma Tabela

  1. Para criar, clique em Novo. Para editar, selecione uma tabela e clique em Detalhes. A tela Nova tabela (ou de edição) será aberta.

    Tela de cadastro e edição de uma tabela de preço

  2. Dados da Tabela: Preencha a Descrição (nome da tabela) e o Tipo de código que será utilizado na tabela.

  3. Adicionar Exames: Adicione exames Manualmente ou, de forma mais eficiente, use o botão Importar Exames.

2.2. Importando Exames de Outra Tabela

Esta é a forma mais rápida de criar uma nova tabela.

  1. Dentro da tela Nova tabela, clique em Importar Exames.

  2. Na janela Importar exames, selecione a Tabela de origem para copiar os preços.

    Tela de Importar Exames

  3. Clique em Confirmar. Todos os exames e seus preços serão adicionados à tabela atual.

2.3. Ferramentas de Manutenção Avançada

Dentro da tela de edição da tabela, a barra lateral oferece ferramentas poderosas para gerenciar os preços em lote.

Reajustar Valores

Esta opção permite aplicar reajustes em massa nos preços da tabela.

Menu de Reajustar Valores

  • Manual: Abre uma janela para aplicar um acréscimo ou desconto percentual sobre todos os exames da tabela. Ideal para reajustes anuais.
  • Via tabela pronta: Permite atualizar os preços da tabela atual com base nos valores de outra tabela já existente.

Zerar Valores

Esta ferramenta apaga os valores dos exames em lote de forma seletiva.

  • Você pode escolher exatamente quais campos de valor deseja zerar, marcando as caixas CH, Valor R$ e Complemento R$.

Encontrar e Remover Exames

Estas ferramentas ajudam a limpar e auditar a tabela.

  • Exames sem valor: Esta é uma função de diagnóstico. Ela filtra a lista para mostrar apenas os exames que estão com um campo de preço específico zerado, ajudando a encontrar e corrigir falhas no cadastro.

  • Remover Exames: Permite remover da tabela, em lote, Exames sem códigos ou Exames sem valor, ajudando a manter a tabela limpa e consistente.